Repaginando móveis antigos com a técnica da colagem


Já faz um tempo que eu descobri minha paixão pelo reaproveitamento de móveis "rejeitados", eu olho pra peça ignorada e já vou criando na minha cabeça possibilidades para ela, e foi à partir da minha primeira aquisição restaurada que eu pude dizer com propriedade que pra quase tudo tem jeito, só depende de quem está olhando e para que fim se está o querendo, e foi o que aconteceu com minha mesinha de estudo. Fruto de alguma aventura do meu pai, de quem herdei a vocação por trazer "entulho" pra dentro de casa, já fazia um tempo que eu subestimava uma mesa de ferro antiga que estava entocada no quarto de ferramentas, até que um dia olhei pra ela e enxerguei um balcão de cozinha, até então ela era assim: 


Daí então comecei pelo tampo, que mal deu trabalho, só lixei e grampeei uma lona com uma estampa legalzinha e passei para a base de ferro, essa parte foi mais chatinha, dei uma lixada valente nela pra tirar o ferrugem e usei tintas em cores que conversassem com a estampa do tampo, graças a isso tive que decorar o resto da cozinha nos tons de vermelho e amarelo, mas ainda faltava os pés, já que os originais tinham se desgastado, pois bem, foi com tampinhas de garrafa pet que resolvi isso, só precisei prender parafusos com cimento nelas e enroscar nos pés da mesa. Pronto, o balcão tava prontinho:


Mas no fim das contas ela continuou sendo usada como mesa de estudo, porque não cabia na cozinha daí resolvi readaptá-la para essa função, então o processo de decoração sofreu o inverso, agora eu tinha que fazer uma adaptação do tampo que combinasse com a estrutura pintada em vermelho e amarelo, mas não queria simplesmente usar um forro qualquer, até porque queria gastar o mínimo possível. Quem vem me acompanhando deve ter visto pelo menos um trecho onde comento sobre a técnica da colagem com recortes de revistas na decoração, quem não viu pode ver clicando aqui, e como eu disse lá, com prática e boas imagens você pode usar essa técnica para quase tudo, inclusive na decoração de móveis, e foi assim que juntei um monte de referências que curto e joguei na sobreposição de tons sobre tons, infelizmente nas revistas que eu tinha não deu pra encontrar tudo o que eu queria, mas no meu tampo tem cachos, moda, estilo masculino, ousadia, design, poá, all star, e até as protagonistas de O Diabo Veste no camuflado das imagens, depois só fiz passar um verniz transparente específico para madeira e tava pronta minha mesa personalizada.



Se liga nos detalhes e no show de referências.

Gostou? Pois é, eu também, e essa foi só a minha primeira experiência, logo mais eu tô postando meus achados e como vou dando cara nova pra eles. ;D


Comentários

Postagens mais visitadas