Transforme cadeiras inutilizadas em peças descoladas
Essa cadeira faz parte de um achado duplo nas minhas andanças reconhecendo em objetos enviados para o lixo, potenciais artigos de decoração, a primeira foi essa gavetinha, que se você quiser descobrir o rumo que dei nela é só clicar AQUI, confesso que esse processo foi um dos mais demorados e desesperadores pelos quais já passei, por conta do excesso de detalhes no estofamento da cadeira, o que me dava ânimo era saber que se tratava de uma peça antiga original, sabe-se lá quantos anos mais velha que eu.
Quando a encontrei ela estava nesse estado, e eu sofri chorando a decepção de aceitar que alguém havia dado cabo de um dos pés dela, que eram completamente detalhados e lindos, do tipo de pés de cadeiras que não encontramos mais:
E após iniciar o desmanche era só surpresa sobre surpresa. Esse acento de molas é super confortável, mas depois que o removi não serviu mais de volta, chorei mais uma perda:
Os detalhes da "coroa" dela estavam todos danificados, fiquei tentando entender por onde ela tinha passado para haverem ruído tantas partes suas:
Após a fase desesperadora ela ficou assim, tadinha, pelada e perneta:
Houveram algumas etapas que acabei não registrando,
uma vez que nem achei que essa restauração daria certo, e no fim das contas as
coisas foram saindo completamente diferentes do que eu imaginava. À princípio meu desejo era lixá-la e fazer laqueamento de uma única cor, mas após a junção de
peças coloridas eu fui me apegando à ideia kitsch que se formava em
torno dela. Resumindo, colei puxadores vermelhos nas pontas, sarrafos de banner pintados nas costas, cobri o exército de buracos deixados pelos milhões de pinos do estofamento, e usei madeira de eucalipto para substituir os pés dianteiros. Claro que guardei o pé original, mas o que fiz com ele, explico em outra postagem:
Diante da alegoria que se formava, fui entendendo que não usaria a cadeira para seu uso habitual, mas sim como mesinha de canto. daí cortei um pedaço de MDF, e revesti com tecido, e ela ficou assim:
Mas eu ainda não tava feliz com esse assento, e com o tempo descartei essa ideia e montei um outro processo, usando madeira de lastro de cama, também descartado. E o processo foi bem mais rápido que o anterior, só precisei do super auxílio da serra tico-tico e da parafusadeira para cortar e prender as ripas:
Por fim usei seladora nas ripas, uma lixinha básica e tintas spray das cores que tinha disponível em casa (mas podia ser tinta PVA também), sem se preocupar com combinações de cores, agora sim, me dei por satisfeito:
Quer acompanhar diariamente minhas descobertas e desventuras no mundo dos tutoriais? Me segue nas minhas redes sociais:
Instagram: @ocaracool
Facebook: O Caracool
Instagram: @ocaracool
Facebook: O Caracool
Comentários
Postar um comentário