Transforme pneus velhos em mesinha multifuncional


Parece estranho à primeira vista, mas aparentemente eu estou ficando conhecido como o cara em quem as pessoas lembram quando precisam jogar trambolhos no lixo, vira e mexe recebo mensagens inbox de pessoas interessadas em me fazer doações, e eu não acho ruim não. E foi assim que fui presenteado com esse par de pneus desgastados, material esse que não é de minha preferência, já que eu curto mais garimpar na área da madeira e do metal:

Deixei eles um tempo encostados até que me surgisse uma ideia para a qual eles fossem úteis, até que em determinada ocasião precisei usá-los como apoio e percebi o quanto eles podiam ser funcionais caso possuíssem um fundo, o ideal então seria uma madeira redonda, mas eu não possuía uma serra tico-tico e pagar pra cortar sairia tão caro que daria no mesmo comprar uma mesa na loja. usei então um pedaço de MDF que tinha em casa e só cortei as extremidades, cortar na serra de mão foi bem chatinho, mas, como já mencionei, se você tiver uma serra tico-tico à disposição, garanto que nem sente dificuldade.


Depois de cortado e centralizado, é só prender a base no primeiro pneu usando um parafuso com porca, que nesse caso precisei serrar, porque não havia achado algum em tamanho menor, então não leve esse padrão de parafuso em consideração.


O próximo passo daí então seria pintar os pneus, o que eu aconselho o uso de um primer ou material compatível para borracha, porque isso evitará que a tinta solte. Como minha proposta era usar apenas materiais que tenho em casa, acabei usando a tinta direto no pneu, e eu garanto que foi uma escolha muito errada, outra sugestão é o uso de tinta spray, elas costumam serem mais práticas, embora exijam certa habilidade em seu manuseio. 

Essa engenhoca estranha abaixo foi a forma que encontrei de fazer um gabarito para marcar os furos de encaixe entre os pneus, que deveriam localizar-se exatamente nos mesmos lugares para prender as extremidades.
 


Usei esse tipo de parafuso da imagem abaixo, para prender as peças, confesso que não imaginava que furar borracha era tão complicado, mas deu certo:



Pra fazer os pés da base, usei mais uma reciclagem prática, coloquei os pés feitos com cápsula de café, e se você ainda não sabe como faz é só clicar no tutorial que o titio publicou aqui ó: Pezinhos com cápsula de café
 




E pra finalizar, chegou a vez do tampo, que eu dei sorte de ter encontrado uma peça quase no tamanho exato perdidinha indo pro lixo. O ideal era que tivesse um diâmetro menor ou igual ao dos pneus, mas como eu não tinha como diminuí-la, achei por bem não abusar da sorte, e ao invés de passar uma tinta qualquer que tenho sobrando aqui, optei pelo meu método queridinho, a colagem.   




Passei tinta PVA na cor branca só pra disfarçar o tom marrom do MDF e separei alguns recorte de revistas antigas. Se quiser entender um pouco mais sobre o lance da colagem, tem mais vídeo do titio ensinando como funciona a técnica, é só você clicar AQUI.


Feito o processo da colagem, finalizei com tinta PVA vermelha nas extremidades da tampa, que fixa bem mais rápido, e selei a peça com verniz para madeira, porque assim evita de manchar o desenho caso caia algo sobre ele, além de proteger da ação do tempo.

Prontinho, agora eu tenho uma mesinha que serve pra guardar livros, trecos de trabalho, revistas, coisas de uso geral, pode ser usada como mesa de canto, centro e criado mudo, e serve ainda como puff, além de outras funcionalidades.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas